"Mamãe, vamos comprar camarão e comer igual em Maceió?"
***
Ano passado, fomos de férias a Alagoas. A família toda. Fizemos todos os passeios possíveis, inclusive o de jangada até as piscinas naturais. Então, como lá tem a questão da maré, tivemos que sair na jangada das 11 horas da manhã. No horário do almoço, estávamos literalmente no meio do mar, com água no tornozelo. Comer o quê e como? Voltar? Não... Comemos frutos do mar, colhidos ali por perto, preparados na hora e com um tempero sem igual. Para acompanhar, suco de abacaxi na casca e céu e mar azuis. Apaixonei!
(E tem como não se apaixonar?)
Como canta meu primogênito:
Ah, que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió!
*Nesta receita vou colocar só os ingredientes. Não resisti a postar esta foto linda!*
Risoto de salsão
Arroz arbóreoTalos de salsão
Folhas de Salsão
Vinho branco seco
Cebola
Manteiga
Azeite de oliva
Caldo de legumes ou caldo de camarão
Sal
Numa panela, aqueça a manteiga, adicione azeite de oliva para não queimá-la. Refogue a cebola (apenas suar, não precisa dourar). Adicione o arroz arbóreo e o vinho branco, refogue, acrescente os talos de salsão, picados em tamanhos grandes, para que seja possível retirar após o cozimento. Acrescente sal. Coloque uma concha de caldo de legumes e somente adicione a próxima após o arroz absorver a anterior. Cozinhe mexendo delicadamente e sem parar, por 15 minutos.
Acerte o sal. Retire os talos do salsão e acrescente as folhas, já picadas.
Finalize com uma colher de sopa de manteiga gelada, para dar brilho ao risoto. Sirva imediatamente.
Camarão
Camarão cinzaAzeite de oliva
Limão
Cebola
Sal
Salsinha
Lave bem o camarão e retire a cabeça (e a casca, se preferir). Tempere com limão e sal e reserve. Numa panela aqueça o azeite, acrescente a cebola e refogue até dourar. Adicione o camarão, e refogue. Adicione salsinha e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário