segunda-feira, 20 de abril de 2015

Chipa Paraguaia

Para mim, essa receita tem gosto de infância. Cheiro de saudade do colo da vovó. Das tardes regadas a conversas altas que, pela mescla de tupi guarani, com português e espanhol, quase pareciam uma discussão acalorada! Saudades do violino do meu avô e das canções paraguaias que quase todos sabiam cantar. Das gargalhadas e do cheirinho de sopa vindo do fogão a lenha, das cadeiras de madeira na varanda vendo os pintinhos andando pelo quintal, e saboreando as frutas pegas no pé. A infância bem vivida deixa boas lembranças... Agora sou eu quem trago para mais perto dos meus filhos essa herança de alegria ao redor do fogão... Desafio aceito! =)



Chipa Paraguaia

500g de polvilho doce
3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino
1 colher (chá) de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
Comece batendo os ovos com um garfo em uma tigela pequena e reserve.
Numa tigela maior, misture o polvilho doce, o queijo e o sal. Junte a manteiga e os ovos ate formar uma farofa grossa. Adicione o leite aos poucos, ate que a massa não grude mais nas mãos (talvez não use todo o leite). Se perder o ponto e ficar muito mole, acrescente polvilho. Verifique o sal e ajuste se for necessário.
Separe um pedaço de massa, faça uma bolinha e em seguida faça um rolinho. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e modele como uma ferradura (esta é a forma tradicional, mas pode modelar como preferir).
Para congelar, cubra a assadeira com filme de PVC e leve ao congelador. Depois de congeladas as chipas, solte uma a uma e transfira para um saquinho de congelar.
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C (temperatura média) por 15 minutos ou ate dourar.
Se a massa estiver congelada, 25 minutos de forno.

***

Chame a família e sirva ainda quente...

Compartilhe a vida com quem você ama!